PRR lança quatro avisos para projetos na agricultura

No passado dia 3 de janeiro de 2022, foram publicados quatro avisos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência com o intuito de promover a realização de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação na agricultura. Os presentes avisos, em concordância com a Agenda de Inovação para a Agricultura 20/30, têm o nome de “Terra Futura” e apresentam uma dotação individual de 4 milhões de euros.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura salienta a importância dos presentes avisos, ressalvando que estes têm como objetivo principal o financiamento de projetos que permitam auxiliar a recuperação do setor agrícola relativamente à crise pandémica, contribuindo para o crescimento sustentável do país.

Desenvolver uma produção nacional mais sustentável

O primeiro aviso apresenta como objetivos principais o desenvolvimento da produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, assim como, as cadeias curtas de abastecimento. O presente aviso pretende ainda promover uma maior valorização dos produtos de qualidade e da dieta mediterrânica, sensibilizando os consumidores para a adoção de uma alimentação equilibrada e para o consumo de produtos de época. As candidaturas no âmbito deste aviso podem ser realizadas até ao dia 29 de abril de 2022.

Já o segundo aviso publicado, procura estimular as sinergias entre os vários setores de modo a harmonizar as abordagens, permitindo avaliar, prever e prevenir eventuais riscos de origem animal, alimentar e relativamente a outras ameaças emergentes. Este aviso pretende também formar e sensibilizar todos os elementos dos vários setores e da sociedade em geral para a necessidade de implementar de forma transversal o conceito de “uma só saúde”. De salvaguardar que as candidaturas na esfera do aviso apresentado podem ser realizadas até dia 30 de setembro de 2022.

Valorizar produtos agroalimentares nacionais

O terceiro aviso, apresenta como objetivo fundamental o de contribuir para uma melhor coordenação e organização da produção, através da valorização dos produtos agroalimentares nacionais, bem como, o aumento do rendimento dos produtores com o recurso a atividades de investigação e inovação. De referir que as candidaturas no âmbito do presente aviso são passíveis de realização até ao dia 16 de maio de 2022.

Promover a inovação

Por fim, o quarto e último aviso pretende promover a inovação dos produtos agroalimentares portugueses, tendo como base as novas tendências de consumo, com o desígnio de aumentar a notoriedade e a reputação dos produtos agroalimentares endógenos. As candidaturas no campo deste aviso encontram-se abertas até dia 30 de setembro de 2022.

Patrícia Neves

Partilhar