PDR 2020 prevê 100 mil euros para apoiar investimentos agrícolas no Ribatejo Interior
Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
Esta medida de apoio apresenta como objetivo fundamental a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção, tendo como base o incremento do desempenho das explorações agrícolas, através da realização de investimentos materiais de pequena dimensão, de natureza pontual e não inseridos em planos de investimento.
Produtos biológicos e novas tecnologias
O presente apoio no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 apresenta como prioridade os pedidos de apoio que incidam sobre o olival, os produtos biológicos, os frutos vermelhos e a hortofrutícolas. Além disto, as candidaturas que incorporem novas tecnologias, outros equipamentos e novos produtos assistirão a um incremento da sua importância.
Melhoria das condições agrícolas
Este apoio prevê o apoio às seguintes despesas: construção e melhoramento, nomeadamente, na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções diretamente ligadas às atividades a desenvolver; adaptação de instalações, plantações plurianuais e pastagens permanentes; instalação ou modernização de sistemas de rega; compra ou locação de novas máquinas e equipamentos; transporte interno e de movimentação de cargas; investimentos na eficiência energética e nas energias renováveis; despesas relacionadas com marketing e branding.
Taxa de financiamento de até 50%
O presente apoio apresenta uma dotação global de 100 mil euros com o objetivo de apoiar todos os investimentos agrícolas no Ribatejo Interior. A taxa de financiamento no âmbito do presente apoio é de 50% do total de investimentos elegíveis, podendo o montante objeto de financiamento oscilar entre os 100 euros e os 50 mil euros.
Patrícia Neves