Governo avança com apoio excecional de 500 milhões de euros para os agricultores
O Governo anunciou, no passado dia 11 de maio de 2022, a decisão de antecipar o apoio excecional de 500 milhões de euros aos agricultores, o qual apenas seria recebido por estes em outubro. O objetivo do adiantamento deste montante é o de ajudar os profissionais do setor a fazer face às necessidades adicionais de liquidez com que se deparam, como é o caso das consequências inerentes à invasão da Rússia à Ucrânia as quais estão a ter grandes repercussões no setor agrícola.
500 milhões de euros para os agricultores
Ao anunciar o adiantamento dos 500 milhões de euros para os agricultores, o Governo referiu que esta é uma medida que tem como intuito responder à crise provocada pela invasão militar da Rússia à Ucrânia, a qual vai permitir aos agricultores portugueses enfrentarem de uma forma mais sustentada as necessidades adicionais de liquidez, nomeadamente com o aumento dos custos das matérias-primas e da energia. O aumento dos custos das matérias-primas e da energia afetou em grande medida as cadeias de abastecimento agroalimentar.
Fornecer aos agricultores condições para produzir
Este apoio terá como beneficiários todos os agricultores do território continental que no ano de 2021, tenham recebido pagamentos de medidas do Sistema Integrado de Gestão e Controlo. O presente apoio excecional de crise tem como fundamento máximo o de ajudar os agricultores a terem condições para produzir, sendo o mesmo disponibilizado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.
Para beneficiar do presente apoio, os interessados devem proceder à submissão do formulário do Apoio excecional de Crise até 31 de maio de 2022.
Patrícia Neves